Entrada > Ghisallo na coleção da exposição “presente futuro.design para a mudança" do MUDE

Ghisallo na coleção da exposição “presente futuro.design para a mudança" do MUDE

PDF

Presente Futuro. Design para a Mudança é uma exposição coordenada pelo MUDE - Museu do Design e da Moda, em parceria com o Amoreiras


A bicicleta Ghisallo  integra a exposição do MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo “Presente Futuro. Design para a Mudança”. O protótipo desenvolvido para a SONAE no âmbito do curso ME310 - Pós-Graduação em Product and Service Innovation da Porto Design Factory do Politécnico do Porto, em parceria com Swinburne University of Technology (Melbourne, Austrália).
Protótipo funcional de uma bicicleta citadina, com um design distintivo e que proporciona maior acessibilidade e conforto, com maior adaptação às deslocações urbanas. O conjunto de caraterísticas da Ghisallo  permite obter uma maior segurança nas deslocações, uma condução e mais suave e elegante.
A EXPOSIÇÃO
Presente Futuro. Design para a Mudança apresenta trinta e oito propostas que cobrem setores tão diversos do quotidiano como o ambiente, a saúde, o desporto, a alimentação, a música, os transportes, o vestuário, a casa, a segurança, o lazer ou o espaço público. São iniciativas, objetos e serviços desenvolvidos nas várias áreas do design por coletivos de autores, instituições de ensino, centros de investigação e empresas de norte a sul do país, que se associaram a nós nesta iniciativa enquanto parceiros.
O denominador comum é serem um barómetro do presente em mudança, ao procurarem contribuir para o desenvolvimento humano, para a transformação social e para a necessária alteração de atitudes e valores, sendo, por isso, exemplo do futuro em gestação. Umas, regressam aos elementos naturais e elementares ou recuperam práticas ancestrais. Outras, apostam na aplicação de alta tecnologia e no desenvolvimento de novo software. Todas demonstram como o design está cada vez mais inserido num processo multidisciplinar, sendo um contributo para a metodologia de trabalho e qualidade final da proposta.

Autor

pauloferraz

Partilhar